quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Montando um DVD de vídeo, via terminal

Para o Debian, os pacotes necessários são os seguintes:

  • ffmpeg
  • libxvidcore4
  • dvdauthor
  • dvd+rw-tools


Recodificação


Para efetuar a recodificação dos arquivos de vídeo com o FFMPEG, basta rodar o comando:

$ ffmpeg -i video.avi -target dvd -aspect 16:9 -sameq arquivo-para-dvd.mpg

Onde "video.avi" é o arquivo de vídeo que deseja converter, e "arquivo-para-dvd.mpg" é o arquivo de saída. Vale lembrar que a opção -target dvd faz o FFMpeg fazer todo o processo necessário no arquivo, para converte-lo nos padrões do DVD, incluindo a alteração no quadro de vídeo, resolução, reamostragem de áudio, etc. Já o -sameq, segundo a documentação do FFMpeg, "usa no codificador o mesmo fator de qualidade mesmo que no decodificador. Permite-se uma codificação quase sem perdas." O vídeo resultante possuirá em média a taxa de 25 fps (frames por segundo).

Masterização e gravação


Vamos agora partir para a montagem da estrutura do DVD, e consequente gravação em uma mídia DVD virgem. Como dito no início, usaremos para a masterização o dvdauthor.

Primeiramente, crie na partição que escolher, uma pasta para a estrutura:

$ mkdir DVD

Caso o vídeo a ser gravado no DVD seja um só, rode o comando a seguir:

$ dvdauthor --title -f /caminho/para/o/video/arquivo-para-dvd.mpg -o DVD

Mas caso seu DVD seja formado por uma coleção de vídeos (já convertidos),

$ dvdauthor -m -t /caminho/video1.mpg -t /caminho/video1.mpg -o DVD

E assim sucessivamente, repetindo o "-t /caminho/videoX.mpg". O comando acima inclusive criará um menu rústico para a seleção dos vídeos no aparelho de DVD. Caso não queira, ou seja, se você quiser que o DVD não tenha menu, remova a opção "-m". E, por último, se você quiser quebrar o DVD em capítulos, adicione ao comando usado acima o --chapters=",05:00,10:00,15:00,30:00,45:00" , onde você pode alterar livremente o tempo em que cada capítulo se inicia.

Para fechar a criação da estrutura, rode:

$ dvdauthor -T -o DVD

Vale lembrar que toda a estrutura de seu DVD está na pasta "DVD". Se você estiver rodando os comandos acima fora da pasta um nível acima da "DVD", deverá especificar o caminho completo.

Agora, vamos chamar o growisofs para fazer a gravação para nós. Ele também possui algumas tags que automatizam o processo:

# growisofs -dvd-compat -dvd-video -speed=4 -Z /dev/dvd /caminho/para/a/pasta/DVD/

Caso você queira evitar a linha de comando nesta parte, poderá criar um projeto de DVD de dados em um aplicativo como o K3B, e arrastar o conteúdo da pasta VIDEO_TS, que está dentro da pasta "DVD". Mas eu prefiro usar o growisofs.

Bom, terminada a gravação, basta inserir o disco em um aparelho convencional de DVD, ou mesmo no seu computador. Boa diversão!
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário