segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Trasforme fotos em desenho ilustrado GIMP

Semi-Vectoris:

Comecemos escolhendo dentre o nosso acervo uma imagem para trabalhar:

Primeiro duplique a camada base e sobre esta última aplique o filtro denominado “Entalhar”, isto fará com que a imagem portada pela camada seja reduzida a sua estrutura primária fatiada em linhas, note que para arquivos jpg a adição do canal Alfa a camada base e duplicada é obrigatória:

A valoração do parâmetro único denominado Altura delimita o nível de detalhismo a ser formado pelas linhas que irão agora formar a estrutura base da imagem, vale ressaltar que quanto menor for a altura das mesmas mais detalhes nós serão preservados em tal estrutura:

Após o termino do seu trabalho o filtro nos entregará a imagem reduzida a sua estrutura mínima conforme dito anteriormente :

Para criar o efeito basta agora aplicar o efeito de camada denominado “Esconder” sobre a camada de cima =]:

E nós ficamos assim =] . Repare como a fusão da estrutura primária com a imagem original permitiu que a imagem ganhasse contornos de ilustração preservando traços originais e cor chave:

Para um toque um pouco mais agressivo basta trocar o efeito de camada para o efeito denominado “Sobrepor” =]

Repare como os setores com ausência de cor agora se fazem mais presentes gerando um nível de contraste equalizado :

E assim concluímos nosso primeiro assunto do dia =] . Note que existem diversificadas técnicas de confecção de falsos vetores e esta é apenas uma delas, então não se agarre a apenas uma metodologia procurando descobrir outras através do auto-estudo.

Dito isso passemos ao assunto seguinte:

Sunny Shine

Escolhida a imagem objeto do nosso assunto, o ganho de luz começa com a duplicação da camada base :

Feito isso, aplique sobre esta última o efeito de camada denominado “Esconder’, tal ação irá proporcionar um ganho de luz bem sutíl mas extremamente eficiênte:

Vamos agora preparar o terreno para o ganho final acrescido de ilustração, duplique a camada resultante da duplicação anterior e sobre ela faça uso do filtro denominado “Entalhar” o qual já foi visto no assunto anterior:

Neste caso o detalhismo é importante, então procure manter a valoração da altura das linhas de corte baixa:

Quando o filtro concluir o seu trabalho, torne tal camada invisível pois não vamos trabalhar com ela agora:

Feito isso, selecione a camada imediatamente abaixo desta última e duplique-a:

Feito isso, vamos agora transformar o conteúdo desta nova camada em impressionismo puro a fim de que o efeito dos raios de sol e o ganho luminoso sejam amplificados :

Como esta não é a primeira vez que nós utilizamos tal recurso, vamos direto ao ponto :

Dentre o acervo de modos de atuação o denominado “Line-art” se mostra mais adequado a tarefa pelo seu padrão semi-reto contínuo:

:

Para um ganho luminoso maior, escolha um tipo de papel mais claro e com menos ranhuras como o hachurado abaixo:

A utilização do píncel rachurado abaixo fará com que as ranhuras sejam formadas de forma contínua e semi-lisa proporcionando um efeito mais dramático:

É conveniente utilizar pelo menos 2 tamanhos de pincel para que a imagem ganhe um tom mais vivo e variante, proporcionando mais detalhes ao observador:

Após o filtro concluir o seu trabalho teremos:

Repare na diversidade padronal gerada pelo filtro, ela é que irá determinar a direção da luz adicional adquirida pela imagem:

Hora de dar a esta camada o seu trabalho definitivo, aplique sobre a mesma o efeito de camada denominado “Esconder” :

Repare que tal ação é sútil, para amplifica-la basta duplicar tal camada á gosto :

Repare como agora podemos ver o ganho de luz e seu posicionamento com claresa =] :

Muito bem, hora do ganho final, torne novamente visível a primeira camada e sobre a mesma aplique o efeito de camada denominado “Dividir”:

Para finalizar basta agora reduzir sua opacidade para baixo de 0,35 =] :

E assim nós terminamos nosso segundo assunto do dia ! =]

Repare no efeito que conseguimos graças ao ganho de luz =]:

Para fechar, abaixo temos uma pequena variação de tom alterando o efeito da terceira camadaresultante da duplicação da portadora do efeito impressionista para “Sobrepor”:

É extremamente sútil mas notável =] :

Dito isso meus caros aprendizes vejo vocês no nosso próximo assunto!

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