Bem, nosso tema de hoje é a criação de espectros. Mas antes de colocarmos a mão na massa precisamos entender o que é um espectro e pra que eles servem.
Um espectro nada mais é do que ligas de cor luz (branca) entrelaçadas entre si. São muito usados na criação de composições de florestas digitais.
Agora vamos começar: crie uma imagem nova no tamanho que preferir e inverta as cores para que o fundo fique preto. Feito isso vamos ao menu Filtros – Renderizar – Natureza e selecione a opção Chamas.Conforme caminho descrito na imagem abaixo:
Este filtro determina os parâmetros do seu espectro. Na aba renderização iremos alterar apenas o Brilho pois o espectro que estamos criando é básico , não alteramos seu nível de volume. Antes de passamos para a próxima etapa quero dar uma pincelada na utilidade de cada parâmetro:
- Brilho: enriquece a estrutura luminosa da imagem.
- Contraste: equaliza a estrutura luminosa fazendo com que cada cor receba uma parcela de luz de acordo com a sua vontade.
- Gama: atribui ao espectro riqueza de detalhes.
- Densidade: determina o volume do traço.
- Super-amostragem: nível de volume , usa-se em ilustrações com recurso 2D e 3D.
- Raio: determina a área utilizada na imagem.
- Mapa de Cores: é o padrão de cores que o espectro irá ter além do branco. Nesse caso optamos pelo sunny havest.
Agora passando para o outro passo , clicando na aba câmera iremos alterar o seu Zoom isso aumenta o tamanho do espectro. Veja a imagem logo abaixo:
Feito isso iremos editar nosso espectro selecionando a imagem que melhor nos agrada. Observe que toda vez que clicarmos em randomizar as imagens irão mudar de posição e direção criando assim novos espectros. Após você escolher clique em ok.
Assim temos nosso espectro:
Agora vamos dar alguns efeitos para que ele fique mais elaborado. Duplicamos a camada,aplicamos a ferramenta de espelhamento conforme visto na imagem abaixo e para finalizarmos iremos utilizar o filtro de camadas somente clarear .
E assim temos nosso espectro.
Se quisermos complicar um pouquinho primeiro combinamos as camada visíveis ( isso foi ensinado em posts anteriores), duplicamos a camada resultante e aplicamos o filtro de camadas Adição. Conforme imagem :
Logo após no menu Filtros iremos utilizar o recurso desfocagem gaussiana. O caminho está detalhado na imagem abaixo:
Neste caso altermos o raio de desfogem em 25,0 pois queríamos uma alteração de fraco à médio:
Obtemos o resultado abaixo. Obseve que agora temos mais pontos enevoados enriquecendo assim a imagem:
Agora vamos dar uma pequena distorçida na imagem utilizando o filtro redemoinhos e marteladas. Cujo caminho está expresso na imagem abaixo:
Neste caso alteramos um pouco o ângulo de turbilhão pois queríamos um efeito bem sútil.
Feito isso o resultado obtido ainda não é tão bom assim, conforme figura abaixo:
Vamos novamente usar a ferramenta de espelhamento. Na minha opinião essa é a melhor ferramenta de todas pois conseguimos realmente criar inúmeras simetrias em uma única imagem.
Após aplicar a simetria você não conseguirá ver nenhuma diferença. Para que a mágica aconteça mude o filtro de camadas de normal para Somente escurecer:
E pronto agora temos nosso espectro futurista:
Espero que tenham gostado…
0 comentários:
Postar um comentário