O processo de instalação, é bem simples, e feito dentro do sistema, isto é, com ele já em execução. Isso facilita a criação das partições necessárias, ( caso precise ), já que poderá optar entre os particionadores disponíveis. Como a transferência do sistema consome memória e processador, é recomendado iniciar o sistema, sem o recurso 3D.
Para iniciar o processo de instalação, acione o ícone ( Instalar no HD ), na área de trabalho, ou vá em Menu - Live CD - Instalar no HD.
Na primeira tela que aparece, clique em OK para continuar. A janela principal do instalador aparecerá.
Ela possui 6 opções:
Opção – 1 Cria uma configuração, para a instalação, que poderá ser salva depois, (Opção 5).
Opção – 2 Inicia o processo de instalação.
Opção – 3 Como o sistema Linux precisa de uma partição exclusiva para a instalação, você poderá usar um dos particionadores disponíveis. ( Ver Particionadores ).
Opção – 4 Abre uma configuração, anteriormente salva.
Opção – 5 Salva uma configuração, anteriormente criada.
Opção – 6 Sai do Instalador.
Instalando:
Caso você possua as partições necessárias, vá para a opção 2, caso contrário, use a opção 3 ( Ver Particionadores ).
Aqui você escolhe a partição na qual deseja instalar o Big Linux, e clica em Próximo.
Aqui você escolhe o sistema de arquivos para a partição selecionada no passo anterior, e clica em Próximo. ( o padrão usado pelo Big Linux, é o EXT3, mas, você pode usar o REISERFS, os 2 sistemas funcionam perfeitamente ).
Você pode usar a pasta /home que é destinada a arquivos pessoais em outra partição, isso pode ser útil caso resolva reinstalar o Big Linux ou instalar outro sistema Linux em seu PC sem formatar a pasta onde estão seus arquivos pessoais. Em geral é mais cômodo escolher não e clicar em Próximo.
Aqui você coloca seu nome e sobrenome.
O usuário padrão do Big Linux é o biglinux. Para alterar o nome de exibição que aparece na tela de login do sistema, coloque seu nome. ( Esse processo irá personalizar ainda mais a sua instalação ). Clique em Próximo.
Aqui você define sua senha de USUÁRIO. Após incluir a senha nos 2 campos clique em Próximo.
Aqui você define a senha de administrador ( o Root ). Diferente do Usuário, o administrador possui acesso total ao sistema. Após incluir a senha nos 2 campos clique em Próximo.
Para identificar o computador na rede local, o Big Linux permite alterar o domínio do sistema durante a instalação, Isso permite que outros sistemas presentes na rede localizem rapidamente seu computador. Defina um nome e clique em Próximo, para continuar.
Aqui você pode optar, em escolher os programas que não quer, que sejam instalados, ( clicando em NÃO ), ou fazer a instalação padrão, ( clicando em SIM ).
Se você optar por sim, você verá esta tela, do selecionador de programas que NÃO serão instalados. ( desmarque os programas que você NÃO quer instalar, os programas estão separados por categoria ). Depois de desmarcar os programas que você não quer, clique em Continuar a instalação. ( Se você é um usuário avançado, também poderá usar o Synaptic ).
Caso tenha optado por NÃO ( instalação padrão ), ou clicado no botão Continuar a instalação, ( após ter removido os programas que não quer ), está é a próxima tela do instalador.
Aqui você escolhe o gerenciador de Boot, ( por padrão o Big Linux usa o Grub, mas o Lilo também pode ser usado, os 2 funcionam perfeitamente). Após a escolha clique em Próximo.
Aqui você define se o gerenciador de Boot será instalado na MBR ( Master Boot Record ), ou na partição de Instalação, para que o gerenciador de boot do Big Linux seja o padrão do sistema escolha MBR, caso contrário escolha PARTITION, como o instalador do Big Linux detecta outros sistemas Linux instalados e também Windows é recomendado a escolha da MBR. Após a escolha clique em Próximo.
Esta tela mostra um relatório das definições da instalação. Clique em Próximo, para iniciar a instalação.
O tempo da instalação varia, entre 10 à 20 dependendo da configuração do computador.
Após terminar de copiar os arquivos, o instalador, solicitará a inserção de um disquete no drive apropriado, para a criação de um disquete de Boot. Caso não queira o mesmo, basta clicar em não, para continuar.
O Big Linux foi transferido para o computador. Clique em OK para continuar.
Agora clique em OK, para Reiniciar.
0 comentários:
Postar um comentário